Infância Quilombola

Oficina Infância
Oficina de Infância (23/08/2019)

 

As seis oficinas realizadas no dia 23 de agosto atingiram 143 alunos de 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais, escolhidos pelas supervisoras de ensino para participar das atividades propostas pelas comunidades em conjunto com a equipe da universidade. As oficinas foram realizadas uma no período da manhã (na Comunidade Quilombola Terra Seca) e cinco no período da tarde, uma em cada comunidade quilombola.

Os membros das comunidades utilizaram materiais para a confecção de brinquedos, como o sabugo, palha, grãos de milho secos, gravetos, cordas e outros, mostrando algumas brincadeiras que poderiam ser realizadas por meio deles e lembrando assim de um passado em que não havia facilidade de acesso a brinquedos industriais.

Foram realizadas brincadeiras como “torre de espiga de milho” - construção de espigas que deveria ficar em pé - pular corda, roda de cantigas, búzios, telefone mudo, produções de boneca de sabugo de milho, de carrinhos, e até mesmo petecas elaboradas com palhas de milho que puderam ser levadas como lembrança pelos alunos.

Assim, com o objetivo de demonstrar para as crianças da escola os principais meios de socialização infantil das gerações mais antigas da comunidade, elas tiveram um pouco mais de conhecimento da tradição quilombola existente.