Objetivos

O projeto tem como objetivo construir e implementar a educação quilombola junto às escolas da rede pública do Município de Barra do Turvo-SP, a partir da articulação dos saberes e práticas das comunidades quilombolas da região, das práticas docentes dos professores da rede pública e dos conhecimentos produzidos em diferentes áreas científicas da universidade. A possibilidade de construção conjunta e com os diferentes saberes que se articulam e dialogam sem hierarquização, o que nenhum curso na Universidade tem a possibilidade de proporcionar individualmente, permite um aprendizado coletivo com ganhos para todos os envolvidos: as comunidades quilombolas, os pós-graduandos e os estudantes de graduação das diferentes áreas de conhecimento abarcadas pelo projeto.

Impactos

São impactadas diretamente 5 comunidades quilombolas - Ribeirão Grande, Terra Seca, Cedro, Pedra Preta e Reginaldo - totalizando 285 famílias, além das 4 escolas municipais de Barra do Turvo, que possuem cerca de 900 alunos entre Ensino Infantil e Fundamental I e cerca de 60 professores(as) envolvidos no projeto.

Além disso, a Secretaria da Educação de Barra do Turvo e a Fundação Florestal (por meio da RDS Quilombos de Barra do Turvo) também serão impactadas positivamente. Podemos mencionar impacto indireto nas 2850 comunidades quilombolas já reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares (estando 54 no estado de São Paulo) e, um pouco mais próximo, um total (reconhecidas ou em processo de reconhecimento) de 60 comunidades quilombolas localizadas na região do Vale do Ribeira. A produção final e disponibilização de um material didático a ser produzido poderá impactar o universo escolar e acadêmico em uma ordem ainda não previsível.